Dor no segundo, terceiro e quarto metatarsos? Saiba o que pode ser

Primeiramente, temos cinco ossos longos denominados metatarsos em cada um de nossos pés., sendo 10 no total, os metatarsos se articulam com as falanges na região do antepé, e com o tarso na região do mediopé.

A união do segundo, terceiro e quarto metatarsos formam uma região do pé comumente acometida por uma patologia denominada Neuroma de Morton. Entretanto, outros fatores associados e isolados podem ser capaz de acometer essa região, bem como fraturas por trauma, fraturas por stress, lesões ligamentares e artrose.

Causas

Há terminações nervosas nessa região dos pés, os nervos enviam sinais de dor ao cérebro e a dor nesta área pode ser causada por alguns dos seguintes fatores:

  • O desgaste excessivo, como na prática de exercícios físicos sem orientação;
  • Fraturas por stress devido a sobrecarga (mais comum em atletas e militares);
  • Artroses (mais comum em adultos mais velhos e idosos);
  • Traumas;
  • Neuromas.

Sintomas

  • Dor local;
  • Formigamento ou redução da sensibilidade ao tato;
  • Instabilidade articular com sensação do deslocamento do osso conforme caminhada ou corrida;
  • Sensação de estar pisando em uma bola ou caroço;
  • Rigidez articular no caso de artrose em situações mais crônicas.

Principais patologias causadoras desses sintomas

Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton é causado na sua grande maioria, pela compressão mecânica dos ramos digitais dos nervos plantares (ramos que inervam a planta dos pés), caracterizando-se, sobretudo, uma lesão com formação de fibrose na periferia do nervo.

Esta lesão é prevalente no terceiro espaço digital, já que é o local mais frequente da junção do ramos lateral e medial dos nervos digitais plantares, os quais espessados, ficam comprimidos dentro do terceiro espaço digital, exacerbados pela maior mobilidade do quarto metatarso em relação ao terceiro, o que provoca microtraumas por repetição.

Artrose

Acima vemos uma representação esquemática da artrose acometendo o joelho, entretanto, a mesma coisa acontece com os pés. Os quatro sinais básicos da artrose observados na radiografia são: redução do espaço articular; esclerose subcondral; osteófitos marginais; cistos ou geodos. A artrose, também chamada de osteoartrose trata-se de um fenômeno que faz parte do envelhecimento global do organismo humano.

Portanto, ocorre quando há o desgaste das estruturas que evitam o contato ósseo em nossas articulações (a cartilagem), piorando ao longo do tempo caso não seja tratada e acompanhada por fisioterapeutas e médicos, sendo o sintoma mais comum: dor articular.

Fraturas por estresse

A princípio, as fraturas por stress desenvolvem-se quando um suporte de peso repetitivo excede a capacidade dos músculos e tendões de apoio absorverem o estresse e protegerem os ossos.

As fraturas por sobrecarga, portanto, podem envolver o osso da coxa, a pélvis ou a tíbia. Mais de metade das fraturas por sobrecarga envolve a parte inferior da perna, sendo assim, mais frequentemente os ossos da zona central do pé (metatarsos).

Contudo, esse tipo de fratura geralmente acomete mais as pessoas ativas como atletas, militares, bailarinos, etc. Com exercício, o começo da dor é progressivamente precoce, e a dor pode se tornar tão forte que proíbe o exercício e persiste mesmo quando o paciente não está sobre estresse mecânico conforme citado anteriormente.

 

Prevenção, tratamento e contraindicações

  • Evitar sapatos com salto alto;
  • Evitar sapatos de bico fino;
  • Diminuir sobrecargas nos antepés;
  • Usar tênis confortáveis, com cabedal anterior largo e flexibilidade moderada do solado;
  • Aplicação de gelo local para redução da inflamação;
  • Correção da pisada por meio de palmilhas confeccionadas com análise Baropodométrica.

Palmilhas posturais para uma Pisada Ideal

A partir do exame de Baropodometria, conseguimos coletar a metida precisa e correta dos pés, bem como picos de pressão durante a pisada e marcha, além da oscilação do corpo. O principal objetivo é produzir uma palmilha que se encaixe corretamente na sola dos pés e calçado. Através dessa coleta de informações, um Fisioterapeuta especializado irá produzir palmilhas posturais a fim de buscar a máxima eficiência do corpo, tratando a dor referida.