Dor no primeiro metatarso? Saiba as causas, sintomas e tratamento

Primeiramente, a dor nos pés é uma causa comum entre a população, estima-se que até 80% das pessoas tem algum tipo de problema nos pés, entender o mecanismo de lesão para cada um desses problemas, é fundamental para resolvê-los.

Temos cinco ossos longos denominados metatarsos em cada um de nossos pés.

Sendo 10 no total, os metatarsos articulam-se com as falanges na região do antepé, e com o tarso na região do mediopé.

O primeiro metatarso é o mais curto e espesso de todos os cinco, sendo este, portanto, o osso que se articula com o Hálux, formando o dedão do pé.

Causas

Essa articulação é denominada “metatarsofalangiana”, mais precisamente, pelo nome dos ossos que a compõem.

A dor em qualquer um desses ossos, é definida pelas ciências médicas como metatarsalgia.

Uma causa comum da metatarsalgia é a sesamoidite, que é a inflamação dos dois ossos fixados abaixo da cabeça do primeiro metatarso, denominados “sesamoides”.

Biomecanicamente, uma característica desses ossos é servir como alavanca para uma melhor mobilidade muscular durante a ação muscular. Neste caso, para o músculo “flexor curto do hálux”

Falando dos músculos que agem nessa região, outro fator comum para a metatarsalgia é o joanete, sendo que uma das causas para este, é a fraqueza muscular do abdutor do Hálux (dedão), uma vez que é exatamente este músculo, que quando fortalecido e tonificado, terá função de prevenir o joanete.

Confira abaixo, exercícios para tratar o joanete em casa

 

Sintomas

Dores locais no dedo do pé; dor ao usar salto ou ficar na ponta dos pés; deformidade na base do dedão; dor ao caminhar.

Prevenção, tratamento e contraindicações

A prevenção desta deformidade ou mesmo a intervenção na tentativa de amenizar no aumento da mesma são de fundamental importância, pois estudos comprovam o aumento do desequilíbrio em portadores desta disfunção, tornando assim estes indivíduos mais propensos a quedas.


Dentre as terapêuticas conservadoras mais adotas e que apresentam bons resultados apontados em pesquisas, destacam-se:

O uso de Palmilhas de Podoposturologia e Crioterapia para controle do impacto e inflamação, no caso do Joanete e Sesamoidite, e Bandagens neuromusculares corretivas no caso de Joanete.

Contraindicações:

  • O salto é um grande vilão, pois é responsável por transferir boa parte da pressão para o antepé;
  • Sapatos de bico fino favorecem a piora do joanete, já que induzem o deslocamento mecânico do primeiro dedo para próximo do segundo;
  • Uso de órteses, assim como os separadores podem piorar o quadro de dor como também comprimir os demais dedos.

Palmilhas posturais para uma Pisada Ideal

A partir do exame de Baropodometria, conseguimos coletar a metida precisa e correta dos pés, bem como picos de pressão durante a pisada e marcha, além da oscilação do corpo. O principal objetivo é produzir uma palmilha que se encaixe corretamente na sola dos pés e calçado. Através dessa coleta de informações, um Fisioterapeuta especializado irá produzir palmilhas posturais a fim de buscar a máxima eficiência do corpo, tratando a dor referida.