ligue (41) 3224-2685 ou

Como funciona?

1. Histórico do paciente

O fisioterapeuta fará uma anamnese investigando cuidadosamente a história pregressa e atual do paciente, dando a máxima atenção à queixa principal de dor ou incômodo durante a consulta para assim escolher a melhor abordagem de tratamento para cada paciente em específico.

2. Testes Ortopédicos

Serão realizados testes ortopédicos, bem como testes de mobilidade, comprimento muscular e avaliação de força pelo próprio fisioterapeuta para correlacionar a moléstia atual com o histórico do paciente

3. Avaliação Postural Computadorizada

Nesse momento o paciente será avaliado numa abordagem que concilia anos de experiência profissional do fisioterapeuta à tecnologia.

4. Baropodometria estática

Avalia a pressão dos pés e a distribuição de força para identificar pés com padrões planos, cavos, pronados, supinados, valgos, varos, bem como alterações posturais advindas dos pés.

5. Baropodometria dinâmica

A baropodometria dinâmica simula a caminhada, bem como a corrida em caso de praticantes de esportes, para identificar alterações de quadril, joelho, tornozelo e do próprio pé, diferenciando um membro inferior do outro.

6. Estabilometria

Esse exame avalia o equilíbrio do paciente quando se diz respeito ao membro inferior direito e esquerdo, bem como o centro de oscilação, que é o próprio tronco do paciente, em relação à gravidade. Será avaliado quanto ao gasto de energia para se manter em pé. A estabilometria também avalia alterações vestibulares, ou seja, patologias relacionadas ao equilíbrio.

7. Termografia

A termografia é um exame em que utiliza-se uma câmera especial para identificar a temperatura de regiões corporais do paciente. Avaliando  condições de perda de calor para gerar um mapeamento de temperatura corporal subjetiva. Identificando atividade neurofuncional e circurlatória bem como sua interferência musculoesquelética e condições inflamatórias.

8. Avaliação computadorizada do movimento

O paciente é fotografado e filmado em situações de seu cotidiano (caminhar, correr, etc.) para identificar desvios posturais durante o movimento. Esse material em mídia será utilizado para comparar o resultado ao longo do tratamento.

9. Projetação das palmilhas

As palmilhas tecnológicas são projetadas individualmente para cada paciente buscando a correção de todas as alterações identificadas por meio das avaliações anteriores. Essas palmilhas e calços são desenhados no computador, bem como espessura e densidade da palmilha serão pensadas individualmente para cada paciente.

10. Termomoldagem das palmilhas

A palmilha será aquecida a 100ºC, esse aquecimento gera uma vulcanização de todos os calços e a palmilha fica mais flexível, para que o paciente possa subir sobre a palmilha e esta sofra uma termomoldagem para que fique adaptada e anatômica ao pé do paciente, com seus calços já estabelecidos. Este processo não é doloroso.

11. Prescrição de calçados e exercícios

Paquímetros específicos obterão a medida correta dos pés do paciente para que sejam indicados calçados para o tipo de pé, bem e pisada. Também serão prescritos exercícios para tratar o paciente em paralelo às palmilhas

12. Retorno para reavaliações

O paciente terá de 3 a 4 avaliações para a manutenção das palmilhas até o momento de receber alta. Além disso será feito um trabalho interdisciplinar com fisioterapeutas, educadores físicos e médicos que encaminharam o paciente ou que serão indicados de acordo com sua necessidade.

A pisada ideal evita problemas
no joelho, quadril e coluna

Os pés são a base do corpo, mas se não cuidados, também podem ser a base de uma cascata de problemas ortopédicos no joelho, quadril e coluna.

Depoimento dos pacientes
tratados pela Pisada Ideal

"Já tinha consultado outros especialistas e tomado anti-inflamatórios, mas foi com a análise da pisada e o uso das palmilhas de podoposturologia que a minha assimetria melhorou e as dores diminuíram. Agora tenho mais prazer ao praticar a corrida e mais confiança em relação ao esporte"
Maurício Venâncio
Cardiologista
"Tenho uma assimetria da pelve (bacia) de nascença. Procurei o Dr. José Lourenço, que me recomendou fazer exames específicos de imagem, além da baropodometria e estabilometria para elaborar uma nova palmilha específica para o meu caso; e o resultado foi fantástico!"
Ana Cristina Zugman
Psicóloga
"Depois de usar palmilhas durante seis meses, as dores diminuíram tanto que já completei mais de dez provas, e acabo de participar do Iron Man, em Florianópolis"
Felipe Marmo Gomes Santos
Triatleta
"Não sinto mais dor e não preciso mais interromper meus treinos por causa dela. Sinto conforto com as palmilhas, e até mesmo meu rendimento em campo melhorou"
Alejandro Ceranto
Jogador de futebol
"Eu tinha uma tendência de jogar o peso do corpo mais para um lado e isso prejudicava a minha pisada, causando dores pois sobrecarregava mais uma perna do que outra. Depois de usar as palmilhas, corrigi a pisada, sumiram as dores e aquela sensação de amortecimento. Além de evitar uma cirurgia, ganhei bem-estar"
Eugênio Skora
Corretor
"Fiz a análise da pisada, passei a usar as palmilhas e corrigi a biomecânica da corrida. Há três anos meu problema foi resolvido definitivamente, melhorando meu rendimento na corrida"
Alina Kawowski
Professora de Educação Física
"Tenho artrose de quadril e meio centímetro a menos em uma perna. Depois que fiz uma avaliação de baropodometria computadorizada e passei a usar as palmilhas de podoposturologia, a dor praticamente desapareceu. Outro fator determinante para o sucesso no tratamento foi o diagnóstico e a explicação sobre meu caso proporcionada no dia da análise"
Mara de Mello Pereira
Dentista
"No primeiro treino de corrida usando as palmilhas, acabaram as dores. Com isso, melhorei meu rendimento tanto que consegui participar de três provas seguidas, sem dor. Antes da baropodometria, eu pensava em desistir das corridas, agora sem dor, eu estou treinando para participar de uma meia maratona"
Dalva Maria Zart
Empresária
"Depois que comecei a usar a palmilha, consegui executar os movimentos perfeitamente, sem me incomodar com o joelho. Allém disso, para a prática de corrida, o Dr. José Lourenço me indicou tênis mais adequados ao meu caso. Meu desempenho melhorou significativamente e ja não preciso ficar dependendo de medicamentos ou outros tratamentos"
Ana Paula Borges
Vendedora

Palmilhas para

Cerca de 80% dos brasileiros apresentam algum tipo de problema nos pés. Todos os seus calçados tornam-se igualmente confortáveis, agindo na causa de seu problema com apenas 2 pares de palmilhas. Isso porque a Pisada Ideal utiliza aparelhos de alta tecnologia, sem nenhum tipo de intervenção invasiva ou dolorosa, para avaliar a própria pisada do paciente quanto aos pontos de pressão na pisada, áreas de contato e equilíbrio do corpo, bem como a temperatura dos pés, pela termografia. A partir desses exames, um fisioterapeuta especializado irá prescrever a palmilha ideal para uma pisada ideal. As palmilhas da Pisada Ideal garantem melhora postural e conforto, além disso, elas irão tratar diretamente a causa da sua dor, seja nos pés, tornozelo, joelhos, quadril ou coluna.

 

As palmilhas posturais auxiliam no tratamento de diversas patologias como:

– Alterações posturais;

– Lombalgias;

– Discrepâncias de membros inferiores;

– Esporão de calcâneo;

– Fascíte Plantar (dores na planta dos pés);

– Pés chatos e cavos;

– Instabilidades do tornozelo e joelho;

– Joelhos valgos e varos;

– Artroses em geral;

– Pós operatórios de protese no quadril;

– Joanete;

– Dedos em garra;

– Lesões femoropatelares;

– Tendinites;

– Síndrome da banda ilíotibial;

– Metatarsalgia;

– Conforto para os atletas e desempenho no esporte;

– Prevenção do pé diabético;

– Neuroma de Morton.

Perguntas Frequentes

Seu corpo é um edifício, e os pés são a base dessa fundação.  Como na engenharia, a fundação é a parte mais importante, ou seja, seus pés são fundamentais no equilíbrio de todo o corpo. Alterações na pisada podem provocar disfunções no tornozelo, joelho, quadril, coluna, e até mesmo disfunções na própria mordida de seus dentes. Portanto, avalie sua pisada! 😀

Não, jamais. A baropodometria é um exame conservador, de alta tecnologia e sem nenhum tipo de intervenção invasiva ou dolorosa. O paciente pisa ou caminha sobre uma plataforma, e com isso é avaliado os pontos de pressão dos pés, áreas de contato e equilíbrio do corpo.

Sim, muitas doenças ortopédicas acontecem pelo impacto ou compressão excessiva da anatomia corporal. Portanto, desempenhamos o papel de uma pisada mais harmônica, reduzindo a compressão e tornando o corpo o mais simétrico possível, minimizando lesões e cirurgias nas doenças ortopédicas.

Sim. Fazemos um importante acompanhamento, bem como reavaliações para avaliar o resultado do tratamento antes da alta. Prezando pelo conforto do paciente, para que o corpo entenda aos poucos sua evolução e melhora.

Sim. Os pés interferem diretamente na biomecânica da coluna. Por exemplo, pés planos ou chatos aumentam a curvatura da coluna, pés supinados contribuem para a retificação lombar. Ou seja, a correção da pisada corrige automaticamente problemas não só dos pés, mas do tornozelo, joelho, quadril e coluna como um todo.

O pé diabético é causado por uma disfunção sensorial dos pés. Desse modo, lesões acontecem, o paciente não sente a lesão e pela dificuldade circulatória, a cicatrização também é comprometida. Muitas dessas lesões são provocadas por um atrito ou descarga excessiva de peso em determinado ponto dos pés. Portanto, são utilizadas palmilhas de baixa densidade para o tratamento e prevenção de novas lesões na pele. A baropodometria na diabetes tem como função examinar, prevenir e tratar o pé diabético. Também serão prescritos exercícios para a melhora da circulação do membro inferior, bem como o encaminhamento para outros profissionais para que o paciente seja tratado na circunstância de interdisciplinaridade.

Sim.  Quando os pés são “chatos”, é devido uma queda no arco plantar, um arco constituído por estruturas que fazem parte da anatomia dos pés. Portanto, as palmilhas ajudarão no realinhamento do pé e tornozelo para melhorar o desempenho do arco, gerando a ativação do músculo conhecido como tibial posterior.

Sim. As palmilhas personalizadas objetivam resolver dores como as de fascite plantar, neuromas de morton, metatarsalgias e etc As palmilhas tem por característica melhorar a distribuição do peso do corpo durante a pisada, reduzindo carga sobre determinados pontos aliviando a dor.

Sim. O corpo deve ser maximamente eficiente, e para que isso aconteça, deve haver um baixo consumo de energia mecânica. Ou seja, corrigir a biomecânica do corpo e da pisada, ajudam a corroborar na melhora do desempenho físico, bem como na prevenção de lesões musculares e articulares.

A baropodometria serve para avaliar a geometria, distribuição do peso corporal e a avaliação da biomecânica da pisada. Em paralelo, a termografia avalia a temperatura. Quanto mais energia consumimos, maior a temperatura local, Portanto, a baropodometria é utilizada no tratamento ou na prevenção de lesões.

Sim, a artrose do joelho muitas vezes é provocada por uma alteração do eixo do membro inferior, ou seja, uma alteração da pisada pode contribuir na alteração patológica desse eixo. A podoposturologia tem por função corrigir esse eixo e fazer uma distribuição mais igualitária e simétrica de peso, reduzindo o processo compressivo, que é considerado um dos pilares para a formação da artrose, uma doença que degenera a articulação envolvida.

Onde estamos?

Baropodometria estática

Baropodometria dinâmica

Baropodometria 3D

Termografia

Palmilhas individualizadas

R. Brg. Franco, 441 – Mercês, Curitiba – PR, 80430-210

(41) 3224-2685

Pisada Ideal ® Copyright 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Empreendedores de Jaleco.