Ligue (41) 3224-2685 ou

Descubra o calçado ideal para os seus pés
Diabetes
Atletas
Terceira Idade
Crianças

Fisioterapia

Baropodometria e Podoposturologia: diagnóstico e tratamento genuinamente fisioterápico.

Acompanhe abaixo, breve histórico da Baropodometria e Posturologia e uma entrevista, concedida à assessoria de comunicação do CREFITO-8, com o fisioterapeuta José Lourenço Kutzke *:

A avaliação baropodométrica teve seus primeiros estudos na Universidade de Montpellier, em 1978, por meio de análise de medidas computarizadas de sistemas de pressão, para o estudo estático e dinâmico de descarga de massa plantar. O Baropodômetro Eletrônico, é um equipamento modular desenvolvido para o estudo das pressões plantares estáticas e dinâmicas, com a mais alta concepção de tecnologia. O equipamento consiste de uma plataforma barosensivel com sensores, conectada a um computador que codifica imagens coloridas e dados estatísticos com um alto valor diagnóstico, além de proporcionar gráficos estabiliométricos referente a oscilação do centro de gravidade do paciente. É um exame complementar de diagnóstico fisioterapêutico, previsto no Capítulo II do Referencial de Honorários, já que permite avaliar as cargas dos pés em diferentes modalidades, proporcionando uma análise biomecânica e estrutural das possíveis alterações e desvios na marcha e postura. Os relatórios das análises obtidos pelo sistema geram informações que servem como embasamento para a confecção da palmilha de podoposturologia.

Já a Podoposturologia de origem francesa é um método de correção de desequilíbrios posturais, disfunções ortopédicas, tratamento de pés diabéticos, alterações vestibulares, deficiências vasculares dos membros inferiores e alterações da pisada. Este método de tratamento é realizado por meio de técnicas manuais e correção com órteses plantares com estímulos mecânicos e proprioceptivos que são integrados ao sistema nervoso.

CREFITO8. Crianças também podem passar por análise de baropodometria? Há limite de idade?
Dr. José Lourenço Kutzke: Não existe restrição quanto a idade, pois a baropodometria pode ser utilizada como uma ferramenta de avaliação na prevenção de várias patologias desenvolvidas na fase de infância e puberdade, além de verificar outros tipos de alterações muito encontradas no público idoso como as alterações vestibulares, por exemplo.CREFITO8. As palmilhas posturais podem de fato proporcionar conforto e bem estar aos pacientes com patologias como esporão de calcâneo, halux-valgo, entre outras? Dr. José Lourenço Kutzke: O esporão de calcâneo e o halux-valgo são consequências frequentes de fatores como o atrito excessivo pelo apoio inapropriado dos pés. A palmilha tem grande importância na correção da pisada e biomecânica do pé, além de proporcionar um conforto e bem estar devido ao amortecimento que o material fornece.

CREFITO8. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna, 80% das pessoas ao redor do globo já tiveram ou terão, ao longo da vida, ao menos um episódio de dor intensa na coluna e 5,3 milhões de brasileiros sofrem com a hérnia de disco, em que medida a análise de BAROPODOMETRIA e PODOPOSTUROLOGIA poderiam minimizar esses episódios?
Dr. José Lourenço Kutzke: A Baropodometria irá identificar algumas alterações, como por exemplo rotações pélvicas e desequilíbrios de cadeias musculares. Com o auxílio da Baropodometria e outras técnicas de avaliação do paciente é possível realizar a confecção da palmilha para corrigir a biomecânica da coluna e buscar a reprogramação das cadeias musculares sendo capaz assim de minimizar os sinais e sintomas gerados pelas discopatias degenerativas, por exemplo

CREFITO8. Os atletas brasileiros, considerados de “alto rendimento” passam, frequentemente por avaliações como esta, por quê?
Dr. José Lourenço Kutzke: Infelizmente não são todos atletas que passam por este tipo de exame. Pois a Baropodometria é capaz de identificar alterações e desequilíbrios músculo-esqueléticos que geram lesões e interferem na performance do atleta. A Podoposturologia tem grande importância nas atividades esportivas , pois são confeccionadas palmilhas de acordo com a biomecânica do esporte praticado como futebol, tênis, vôlei, basquete, golfe e corrida.

CREFITO8. No ensino de graduação de fisioterapia nas universidades brasileiras públicas e privadas, há qualificação do profissional da fisioterapia bem como infraestrutura adequada para o desenvolvimento do ensino e pesquisa em Baropodometria?
Dr. José Lourenço Kutzke: Já existem algumas universidades brasileiras que possuem baropodômetros em seu laboratórios de biomecânica. Porém, o estudo nesta área necessita de mais apoio, uma vez que essa técnica ainda é pouco conhecida pelos profissionais e o público em geral. Portanto, para que exista maior qualificação dos fisioterapeutas para a avalição baropodómétrica, é necessário maior divulgação e publicação na área. Atualmente, já existe a Associação Brasileira de Pesquisas em Podoposturologia, que auxilia esta área na pesquisa e promoção de saúde.

CREFITO8. O Sr. acredita que as empresas brasileiras se preocupam com esse tipo de avaliação para o bem estar dos seus funcionários?
Dr. José Lourenço Kutzke: Hoje, infelizmente, as empresas desconhecem a importância da Baropodometria e da Podoposturologia. Nós como fisioterapeutas devemos promover esta técnica e forma de diagnóstico e tratamento fisioterápico por ser uma ferramenta adequada que agrega grande valor científico e resultados fidedignos. A utilização da palmilha certamente irá proporcionar maior conforto aos profissionais que permanecem por várias horas na posição bípede no seu ambiente de laboro gerando inúmeras sobrecargas osteomioarticulares.

*Dr. José Lourenço Kutzke é fisioterapeuta, graduado pela Universidade Positivo, Especialista em Terapia Manual com Formação em Podoposturologia, RPG (Reeducação Postural Global-RME), Isometria Muscular e Postural (Isostretching), Quiropraxia, Reeducação Postural na Bola Suiça, Docente de Cinesiologia, Biomecânica, Traumatologia, Ortopedia e Desportiva na UNIFACEAR, Docente de Ergonomia, Fisiologia , Primeiros Socorros e Anatomia na Faculdade Herrero, Curitiba-PR, Coordenador do CAFITO (Comissão Acadêmica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Proprietário da empresa Pisada Ideal (produção de palmilhas personalizadas) e membro da ABPQ PODO (Associação Brasileira de Pesquisa em Podoposturologia).

 

Utilização na área fisioterapêutica

UTILIZAÇÃO NA ÁREA FISIOTERAPÊUTICA
A utilização do Baropodômetro Eletrônico é indispensável para avaliar de maneira objetiva os seguintes parâmetros:
• Divisão das cargas em condições ortostáticas;
• Posturologia do paciente em posição estática;
• Transferência dinâmica de carga durante a fase dinâmica do passo;
• Pico de pressão e tempo de contato com o solo;
• Detecção das áreas de risco do pé;
• Comparação de resultados adotados ao longo do tempo;
• Auxílio na criação das órteses plantares.

A análise permite detectar os defeitos biomecânicos do pé, em fase estática e durante a marcha, seja na prevenção seja na cura, evidenciando os resultados dos interventos externos e cirúrgicos dos pés e membros inferiores. A utilização de elementos colocados sob o pé do paciente e visualizado com o auxílio do Podômetro pode trazer indicações e modificações no tratamento.

Baropodometria 3d

Baropodometria estática

Baropodometria dinâmica
(Avaliação da caminhada)

Assista ao vídeo

Como chegar no consultório?

Curta Pisada Ideal no Facebook

Parceiros:

Pisada Ideal ® Copyright 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Empreendedores de Jaleco.