Dor no dedão? Saiba as causas, sintomas e tratamento

Primeiramente, a dor nos pés é uma causa comum entre a população, estima-se que até 80% das pessoas tem algum tipo de problema nos pés, quando se diz respeito ao dedão, não é diferente, é um problema comum.

Uma das causas mais comum desse tipo de dor são o Joanete, a Sesamoidite e Unha encravada. Entender o mecanismo de lesão para cada um desses problemas, é fundamental para resolvê-los.

Cientificamente, o dedão (nome popular) é chamado de Hálux, e este, portanto, articula-se com o primeiro metatarso, um osso longo que proximalmente articula-se com o osso cuneiforme medial (um osso do tarso) e distalmente com o Hálux como propriamente dito.

Contudo, o Hálux, é formado por dois ossos denominados falanges, cujos movimentos são de flexão, extensão, adução (fechamento) e abdução (abertura).

Causas da dor no dedão:

Uma causa comum é a sesamoidite, que é a inflamação dos dois ossos fixados abaixo da cabeça do primeiro metatarso, denominados “sesamoides”.

Biomecanicamente, uma característica desses ossos é servir como alavanca para uma melhor mobilidade muscular durante a ação muscular. Neste caso, para o músculo “flexor curto do hálux”.

Falando dos músculos que agem nessa região, outro fator comum para a metatarsalgia é o joanete, sendo que uma das causas para este, é a fraqueza muscular do abdutor do Hálux (dedão), uma vez que é exatamente este músculo, que quando fortalecido e tonificado, terá função de prevenir o joanete.

A unha encravada é outro fator que pode acometer os pés causando dor no dedão. Elas podem surgir devido a fatores genéticos ou unhas mal cortadas. Além disso, pessoas com diabetes correm maior risco de complicações. Para este caso, um podólogo deverá ser consultado

Prevenção, tratamento e contraindicações para a dor no dedão:

Dentre as terapêuticas conservadoras mais adotas e que apresentam bons resultados apontados em pesquisas, destacam-se:

O uso de Palmilhas de Podoposturologia e Crioterapia para controle do impacto e inflamação, no caso do Joanete e Sesamoidite, e Bandagens neuromusculares corretivas no caso de Joanete.

 

As unhas dos pés devem ser cortadas com as pontas retas, e não arredondadas como muitas pessoas pensam. Desse modo, a unha encravada pode ser prevenida.

Contraindicações:

  • O salto é um grande vilão, pois é responsável por transferir boa parte da pressão para o antepé;
  • Sapatos de bico fino favorecem a piora do joanete, já que induzem o deslocamento mecânico do primeiro dedo para próximo do segundo;
  • Calçados apertados comprometem mais ainda e pioram o quadro de uma unha encravada;
  • Uso de órteses, assim como os separadores podem piorar o quadro de dor como também comprimir os demais dedos.

Palmilhas posturais para uma Pisada Ideal:

Finalmente, palmilhas de Podoposturologia confeccionadas com avaliação Braopodométrica são uma alternativa conservadora para tratar essa dor. Nesse caso, as palmilhas possuem amortecedores na região do dedão, bem como um apoio no arco plantar, o que contribui para uma melhor distribuição das pressões nos pés, tirando, portanto, a sobrecarga dos metatarsos.

.