Dor no quinto metatarso? Saiba as causas, sintomas e tratamento

Dor, edema e inchaço em baixo do quinto metatarso ou dedo (popularmente conhecido como dedo mindinho) são umas das principais queixas com relação a essa região dos pés.

Primeiramente, a dor nos pés é uma causa muito comum entre as pessoas. É estimado que cerca de 80% da população tenha algum problema nos pés. Desse modo, entender o mecanismo de lesão para cada um desses problemas é de fundamental importância para buscar o tratamento adequado.

Temos cinco ossos longos denominados metatarso em cada um dos nossos pés.

Sendo 10 no total, os metatarsos articulam-se com as falanges na região do antepé, e com o Talus, na região do mediopé.

O quinto metatarso articula-se com ossos denominados falanges e compõem a articulação do quinto dedo. Pelo fato dessa articulação ser composta por esses dois ossos, está articulação é denominada “metatarsofalangiana”

Causas da dor no quinto metatarso

A dor em qualquer um desses ossos é definida como metatarsalgia.

Com o termo metatarsalgia, entende-se um distúrbio por carga nas cabeças dos metatarsos, e diversas podem ser as suas causas. Citamos abaixo as principais:

Alinhamento dos pés

O alinhamento dos pés é um fator muito importante a ser considerado quando se diz respeito à dor no primeiro ou quinto metatarso. Pois enquanto que uma pisada pronada (onde o pé pisa para dentro) vai fazer mais pressão no primeiro metatarso e no dedão, uma pisada supinada (onde o pé pisa para fora) vai exacerbar uma maior pressão no quinto metatarso e no dedo mindinho.

Ou seja, uma pisada supinada tende a aumentar a pressão sobre o quinto metatarso, causando dor nesse local. O exame de baropodometria é realizado a fim de descobrir o alinhamento dos pés, para prosseguir com o tratamento adequado para cada indivíduo.

Uso de salto alto

O salto alto é um dos principais vilões no que diz respeito à metatarsalgias, uma vez que também sobrepõem uma maior pressão no antepé, ou seja, nas articulações metatarsofalangianas. E como já vimos anteriormente, os pés devem estar em perfeito equilíbrio, sem oscilações de pressão, isso garante uma Pisada Ideal e uma saúde das pernas, quadril e coluna.

 

Como ficam os pés dentro de um salto alto

Uso de sapatos de bico fino:

Outro vilão para as articulações metatarsofalangianas é o sapato de bico fino, pois este tipo de sapato comprime os dedos na linha media do calçado. Podendo predispor à Joanetes (no caso da articulação do dedão com o primeiro metatarso) ou a Bunionette (um tipo de joanete na articulação do mindinho com o quinto metatarso)

Como ficam os dedos dentro de um sapato de bico fino

Traumas

Por fim, traumas, batidas e fraturas por estresse no esporte também estão envolvidas nesse tipo de dor. Os sintomas são dores locais no osso acometido e dificuldades para andar.

Sintomas

Em geral, o quadro clínico se caracteriza pela presença de dor, dor à palpação, calos sob a cabeça do metatarso e um aumento da dor quando na fase de carga, bem como de impulso sobre os pés.

Palmilhas posturais para uma Pisada Ideal

A partir do exame de Baropodometria, conseguimos coletar a metida precisa e correta dos pés, bem como picos de pressão durante a pisada e marcha, além da oscilação do corpo. O principal objetivo é produzir uma palmilha que se encaixe corretamente na sola dos pés e calçado. Através dessa coleta de informações, um Fisioterapeuta especializado irá produzir palmilhas posturais a fim de buscar a máxima eficiência do corpo, tratando a dor referida.